Por que a Áustria é um ótimo país para se mudar? (2023)

A Áustria é um dos países mais desejados para imigrantes alemães devido às suas belas paisagens, qualidade de vida, sistema educacional exemplar, serviços médicos de qualidade, oferta cultural rica e boas condições de trabalho. Além disso, a Áustria é um país vizinho da Alemanha, o que significa que há proximidade geográfica e cultural. Os alemães não precisam aprender um novo idioma, já que o alemão é a língua oficial da Áustria. Isso facilita a adaptação e evita barreiras linguísticas.

Quem se beneficia ao se mudar para a Áustria?

Os alemães têm boas chances no mercado de trabalho austríaco, pois são considerados trabalhadores confiáveis e pontuais. O ambiente de trabalho na Áustria é semelhante ao da Alemanha, mas os salários são um pouco mais baixos, enquanto o custo de vida é aproximadamente o mesmo. É importante destacar que os trabalhadores na Áustria têm menos dias de férias em comparação com a Alemanha.

Algumas das profissões mais procuradas na Áustria são:

  • Engenheiros
  • Especialistas em TI
  • Profissionais da área de saúde
  • Professores
  • Cientistas
  • Profissionais da indústria de hotelaria e turismo (especialmente em destinos turísticos).

A busca por oportunidades de emprego na Áustria pode ser feita facilmente pela internet, através dos serviços de emprego austríacos, que fornecem todas as informações necessárias sobre agências de emprego e bolsas de emprego no país.

Requisitos para um visto ilimitado

Os imigrantes alemães que desejam se mudar para a Áustria só precisam de um passaporte ou carteira de identidade válidos. Qualquer cidadão da União Europeia pode permanecer na Áustria por até três meses sem restrições. No entanto, aqueles que desejam residir permanentemente na Áustria devem se registrar no escritório de residência competente antes do término do período de três meses. Se o imigrante encontrar uma moradia permanente imediatamente após a chegada, ele deve registrá-la no escritório de registro dentro de três dias. Caso contrário, pode haver uma multa de até 726 euros. Se o imigrante se mudar para um novo endereço, ele deve se registrar novamente e fornecer o novo endereço. Para se registrar no escritório de residência, o imigrante precisa dos seguintes documentos:

  • Passaporte ou carteira de identidade válidos
  • Comprovante de afiliação a um seguro de saúde
  • Certidão de nascimento
  • Comprovante de que o imigrante é capaz de sustentar a si mesmo (por exemplo, um contrato de trabalho ou licença comercial) ou comprovação de recursos financeiros suficientes
  • Formulário de registro assinado pelo proprietário do imóvel. Esse formulário pode ser obtido nos escritórios de registro ou online no site Help.gv.at.

Após a apresentação dos documentos necessários, o imigrante receberá um cartão de residência permanente válido por 10 anos.

Dicas para se mudar para a Áustria

Mudar-se para outro país requer um planejamento cuidadoso. Além de contratar uma empresa de mudanças, há uma série de procedimentos burocráticos que devem ser realizados. Alguns deles podem ser feitos na Alemanha, enquanto outros devem ser feitos na Áustria.

Aqui estão algumas coisas que podem ser resolvidas na Alemanha:

  • Documentos: Ao se mudar para outro país, é importante informar o escritório de registro local sobre a mudança. Para se registrar na Áustria, é necessário obter um comprovante de desregistro do endereço anterior na Alemanha. Além disso, é importante levar consigo documentos como a certidão de nascimento. A carteira de motorista alemã também é válida na Áustria, mas pode ser convertida em uma carteira de motorista austríaca, se desejado. Isso pode ser feito em qualquer departamento de trânsito na Áustria.

  • Aposentadoria e previdência: Existe um acordo de seguridade social entre a Alemanha e a Áustria, o que significa que os direitos de aposentadoria de cada país são reconhecidos pelo outro. Mais informações podem ser obtidas no Instituto Nacional de Seguro Social da Alemanha. Na Áustria, o sistema de previdência é baseado em três pilares: previdência social obrigatória, previdência complementar e previdência privada. Muitas pessoas utilizam os três pilares para garantir uma renda adequada na aposentadoria.

  • Transporte de bens domésticos: Como cidadão da União Europeia, é possível levar seus pertences para a Áustria sem precisar declará-los na alfândega. No entanto, existem restrições para certos produtos. Mais informações podem ser obtidas no Ministério Federal de Finanças da Áustria.

Aqui estão algumas coisas que devem ser resolvidas na Áustria:

  • Procura de moradia: Encontrar um lugar para morar na Áustria pode exigir paciência, pois a oferta de moradias é limitada e os preços são altos. Se possível, comprar uma propriedade pode ser uma alternativa viável. Anúncios de imóveis podem ser encontrados em jornais locais e na internet, em sites como immobilien.net e wohnnet.at.

  • Obtenção de um número de identificação fiscal: Assim como na Alemanha, qualquer pessoa que viva e trabalhe na Áustria deve pagar imposto de renda. Se um alemão tiver residência principal na Áustria, ele será considerado residente fiscal e deverá pagar impostos no país. O número de identificação fiscal pode ser obtido no escritório fiscal local ou online através do portal FinanzOnline do Ministério Federal de Finanças da Áustria.

  • Seguro de saúde: Todos os residentes da Áustria são obrigados a serem membros de um seguro de saúde público. Para aqueles que estão empregados, as contribuições para o seguro de saúde são divididas entre o empregador e o empregado. Ao contrário da Alemanha, não é possível escolher entre um seguro de saúde público ou privado na Áustria. Todos os residentes são obrigados a ter um seguro de saúde público. O seguro de saúde público oferece cobertura básica, mas muitas pessoas optam por um seguro de saúde privado para obter cobertura adicional.

Essas são apenas algumas das coisas que devem ser consideradas ao se mudar para a Áustria. É importante fazer uma pesquisa detalhada e se preparar adequadamente para garantir uma transição suave e bem-sucedida.

Conclusão

A Áustria é um país atraente para imigrantes alemães devido à sua proximidade geográfica e cultural, qualidade de vida, sistema educacional exemplar, serviços médicos de qualidade e boas condições de trabalho. Os alemães têm boas chances de encontrar emprego na Áustria, especialmente nas áreas de engenharia, TI, saúde, educação, ciência e indústria hoteleira e turismo. Os requisitos para um visto ilimitado são relativamente simples, e os imigrantes alemães podem se beneficiar de uma série de acordos entre a Alemanha e a Áustria. No entanto, é importante realizar uma pesquisa detalhada e se preparar adequadamente antes de fazer a mudança.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Rev. Leonie Wyman

Last Updated: 11/11/2023

Views: 6818

Rating: 4.9 / 5 (79 voted)

Reviews: 94% of readers found this page helpful

Author information

Name: Rev. Leonie Wyman

Birthday: 1993-07-01

Address: Suite 763 6272 Lang Bypass, New Xochitlport, VT 72704-3308

Phone: +22014484519944

Job: Banking Officer

Hobby: Sailing, Gaming, Basketball, Calligraphy, Mycology, Astronomy, Juggling

Introduction: My name is Rev. Leonie Wyman, I am a colorful, tasty, splendid, fair, witty, gorgeous, splendid person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.